A Revista Lynaldo Cavalcanti privilegia o diálogo entre a sociedade e a comunidade científica.

Apresentação

A Revista Lynaldo surgiu como uma iniciativa da Pro-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para expor as pesquisas que acontecem no âmbito universitário e repercutem na sociedade campinense, paraibana e brasileira. O nome é uma homenagem ao professor Lynaldo Cavalcanti, reitor que expandiu as fronteiras do antigo campus II da Universidade Federal da Paraíba e que hoje é a locomotiva da UFCG. A revista tem o espírito de Lynaldo: é arrojada, inovadora, ousada e visionária.

Os três pilares de uma universidade pública estão contemplados na Lynaldo. Na graduação, os alunos de Comunicação Social da UFCG são os produtores e repórteres da revista, o que permite iniciar uma experiência prática para cada um deles. A equipe é composta também por técnicos de imagem e som da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAMI), fundamentais no suporte ao ensino dos futuros profissionais de comunicação, das artes e do entretenimento. As pesquisas e os projetos de extensão mostrados em cada edição são as mais significativas da Universidade e refletem diretamente no cotidiano de Campina Grande, da Paraíba e do país.

Esta publicação pretende ser um canal que privilegia o diálogo entre os membros da comunidade da UFCG e desta com a sociedade. Esse é o verdadeiro objetivo de uma universidade pública, pois permite que os cidadãos conheçam onde estão sendo aplicados recursos públicos na educação superior e percebam o retorno desse investimento em suas vidas. Além disso, oferece informação de qualidade e útil para o cotidiano da população, fomentando o senso crítico e a cidadania de seus leitores, elementos fundamentais para o exercício da democracia.